ABPM NA INTERNET:

Nossos Seguidores

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cherini alerta: China ameaça a produção de maçãs no Brasil


O coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini (PDT/RS), recebeu nessa quarta-feira (7), em seu gabinete, representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A comitiva está em Brasília em busca de apoio das bancadas dos três estados do sul do país (RS, SC, PR) para sensibilizar o governo federal na defesa dos interesses do setor.

De acordo com o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, há uma grande preocupação dos produtores brasileiros que, a cada ano, perdem espaço para a China, país detentor de 50% da produção mundial. Os chineses produzem 31 vezes mais maçãs que o Brasil, além de ser quase do mesmo tamanho de toda a fruticultura brasileira.

Outra questão é o subsídio agrícola. A ABPM reforça que a permissão da entrada da maçã da China no Brasil provocará colapso na cadeia produtiva e gerará impacto também sobre outros segmentos que integram o mercado, como o da banana e da laranja.

Diante desse cenário, Giovani Cherini se comprometeu a encaminhar o assunto aos demais parlamentares da Bancada Federal e solicitar audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, para tratar das demandas apresentadas pela ABPM.

“Vamos levar este assunto para a ministra com o apoio das bancadas de Santa Catarina e do Paraná. O país produz cerca de 1,2 milhão de tonelada por ano e gera em torno de 195 mil empregos diretos e indiretos. O Rio Grande do Sul responde a 45% da produção nacional de maçãs”, comprometeu-se o deputado federal.

Assuntos que serão abordados com a ministra:

Ameaça que um eventual acordo fitossanitário para dar acesso à maçã e pera chinesas ao mercado brasileiro, representará aos pomicultores do país.

- Ações que mantenham o status de erradicação da Cydia Pormonella no Brasil;

- manutenção do orçamento de subvenção ao prêmio de seguro agrícola da safra 2014/2015;

- Liberação dos valores relacionados ao termo de cooperação técnica entre Embrapa (uva e vinho) e o MAPA para ações de pesquisas associadas ao cancro europeu das pomáceas;

Curiosidades

-A maçã é a terceira fruta mais consumida no país, ficando atrás somente da laranja e da banana.

-Cada brasileiro consome em média cinco quilos de maçã por ano.

-O Brasil tem cerca de 4.300 produtores, sendo que 1.170 são gaúchos.

    Fonte: OM - Ascom PDT/EI 8 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, estamos aguardando a sua participação. Obrigada!